Para início de conversa é bom nivelar o entendimento quanto à expressão “vencedor”, que nada mais é do que sair vitorioso de algum desafio, ter superado alguma dificuldade, conseguido ter êxito na vida, superado obstáculos. Você já vivenciou e superou alguma situação dessa natureza? Se sim, pode-se considerar uma pessoa vencedora, vitoriosa e com motivos para comemorar.
A vida, mais cedo ou mais tarde, nos apresenta surpresas inesperadas que exigem de nós competências para prosseguir. Comparando a vida a uma viagem, a uma travessia, é necessária a escolha do meio de transporte, escolha essa que varia de pessoa a pessoa. Uns preferem um transporte mais lento para curtir a beleza da paisagem, outros preferem um meio mais veloz pois tem pressa em chegar ao destino, uns preferem aventura, outros, a calmaria, alguns preferem mais conforto, e, por aí vai. Seja qual foi o transporte escolhido, é de suma importância a preparação do condutor, seja ele, piloto, comandante, motorista, para enfrentar todos os imprevistos que possam aparecer durante o trajeto.
Daí a importância de estar sempre preparado para realizar a sua viagem. Primeiramente, deve-se ter consciência aonde quer chegar. Vislumbrar esse destino com motivação, alegria é fundamental, mas também é necessária uma avaliação interna para se certificar de que já possui as competências e/ou arsenais necessários para chegar lá. Saber quem é, quais são os seus valores, os seus talentos, as suas forças, as suas fraquezas contribuem positivamente para ser um vencedor.
O primeiro passo para iniciar sua caminhada rumo ao sucesso é colocar atenção em algumas competências que podem fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional, sendo elas, boa vontade, coragem, persistência, otimismo, fé, resiliência, autoestima, autoconfiança e solidariedade. E ainda acrescento, a gratidão como uma atitude importante para que você esteja bem com você mesmo, com as pessoas e com Deus.
Posso lhe ajudar a preparar melhor sua viagem rumo ao seu melhor destino. Conte comigo!